o popular publicidades e noticias

o popular publicidades e  noticias

sexta-feira, 18 de abril de 2008

quem disse que a democracia não ia chegar.

E quem disse que a democracia não ia chegar?

Em 2007, a indústria fonográfica ficou estremecida quando os ingleses do Radiohead lançaram seu álbum In Rainbows, pela internet com a inusitada proposta de pague quanto quiser.


Particularmente, eu já havia presenciado algo parecido na peça Arena conta Danton, no extinto Teatro de Arena em São Paulo. Era uma peça magnífica, e de certa forma até interativa que se iniciava com a escolha dos personagens pelos próprios atores, minutos antes do início da peça, através de uma roleta que nomeava os atores escolhidos. A peça de qualidade primorosa, contava com a interpretação de excelentíssimos artistas. Não era de se estranhar pessoas que fossem assistir duas ou mais vezes e pagando mais que da vez anterior, com a sensação de justiça pelo espetáculo que haviam presenciado.


Bom, com a criação dos Torrentz, E-mule e derivados, atualmente história é um pouco diferente...


Tracei este paralelo para colocar em questão um fato que já é realidade, só não vê quem não quer. Com a convergência das mídias afunilando para a internet, muitos artistas que estão no mercado há muito tempo, terão que se adaptar as novas regras do mercado fonográfico, e brigar pelo mesmo espaço de artistas ou bandas recém-nascidas.


O REM é a prova disso, apesar de terem contrato com uma das 4 Majors, através de uma parceria com o site ILike, vai disponibilizar o conteúdo do novo álbum Accelerate no site para ser ouvido pelos fãs sem a possibilidade de download.


Será apenas uma forma de promoção, ou sinais que os grandes estão tendo que usar a estratégia dos pequenos para poder competir?


Seja como for, a indústria fonográfica está passando por muitas transformações, enquanto realmente não soubermos onde isso tudo vai dar, novos modelos de se vender o peixe vão sendo criados com sucesso e outros morrendo na praia.


E você, já pensou no seu?


A

Nenhum comentário: